Artigo > Status Report: o queridinho mais odiado da Gestão de Projetos

Por: Marcelo Hasckel
Data: 16 de Setembro de 2016 - 10:10:38
 
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. ” – Albert Einstein
 
   Um assunto que tem gerado inúmeros debates entre gerentes de projetos é o tal do Status Report. Mas afinal o que é Status Report? Para que serve? Quando utilizar? O que relatar? E qual o motivo de ele ser o ‘queridinho mais odiado’ na gestão de projetos?
   O Status Report nada mais é do que um documento utilizado para reportar, tanto para o cliente quanto para a equipe do projeto a quantas anda o projeto, se está dentro do prazo, se está dentro do escopo, se temos tarefas pendentes, entre outros. E quando se fala ‘temos’, refere-se aos dois lados: cliente e equipe do projeto.  E é neste ponto que os “débitos” e atrasos vem à tona, afinal de contas a ideia deste documento é mostrar a todos os envolvidos qual a situação atual do projeto. Nem todos os envolvidos gostam deste tipo de exposição, de mostrar atrasos ou débitos, porém nada mais justo do que expor, bem ou mal, cada detalhe, cada tarefa realizada ou não, e nos casos de atraso ou não, apresentar uma breve explicação deste status.
   Este documento deve ser criado periodicamente, seja após o retorno de uma visita ou mesmo ao final de uma implantação para encerrar o projeto, o que não substitui o termo de encerramento do projeto. Assim todos os envolvidos ficam a par da situação. A periodicidade deve ser definida pelo coordenador do projeto juntamente com o cliente. Existem projetos que necessitam de um acompanhamento maior, ou seja, status atualizados com mais frequência do que outros. Isso depende de fatores como equipe do cliente, customizações necessárias, logística, entre outros.
 
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
  • MATRIZ

    Rua João Wessler, 474

    CEP 88.730-000 - Nossa Sra. Aparecida

    São Ludgero - SC

    contato@projedata.com.br

  • FILIAL

    UNIPARQUE - Parque Tecnológico da Unisul

    Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, 400,

    Sala 40 - Dehon - CEP 88.704-090

    Tubarão - SC

(48) 3302-1111

Todos os direitos reservados - Projedata - Software para Gestão Integrada - 2012