Artigo > Requisitos: domine-os!

Por: Ademir da Silva Andrade Junior
Data: 08 de Novembro de 2016 - 10:28:34

   Vários são os fatores de fracasso de um projeto, mas os principais sempre serão o arrasto de escopo, má comunicação, falta de comprometimento dos stakeholders e apoio inadequado do Patrocinador do Projeto. Todos esses fatores têm algo em comum: eles envolvem, direta ou indiretamente, requisitos.

   Um exemplo de fracasso de projeto por problema de requisitos é o foguete Ariane 5. SANKAR (2013) e DONALD (2000) relatam que em 1996, a estréia da nova versão dos foguetes da série Ariane, da Agência Espacial Européia (ESA), tornou-se um desastre por conta de uma conversão de software mal feita. 37 segundos após o lançamento o foguete entrou em autodestruição e causou uma perda de 500 milhões de dólares. O projeto todo custou 7 bilhões de dólares.

   Em outros casos, o cuidado com os requisitos pode levar o projeto ao sucesso: SANKAR (2013) nos conta que a fabricante de aeronaves Boeing se aliou a oito companhias aéreas para definir e modelar os requisitos de projeto para a fabricação de um novo avião, o Boeing 777, que se tornou um sucesso comercial na história da empresa.

   Mas, afinal, o que é um requisito?

   Requisitos são condições e capacidades físicas ou funcionais necessárias para resolver um problema, atingir um objetivo, cumprir um contrato, satisfazer uma especificação, entre outros. Requisitos regem grande parte do projeto – o escopo, os custos, o tempo e a qualidade do projeto orbitam os requisitos.

 

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

  • MATRIZ

    Rua João Wessler, 474

    CEP 88.730-000 - Nossa Sra. Aparecida

    São Ludgero - SC

    contato@projedata.com.br

  • FILIAL

    UNIPARQUE - Parque Tecnológico da Unisul

    Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, 400,

    Sala 40 - Dehon - CEP 88.704-090

    Tubarão - SC

(48) 3302-1111

Todos os direitos reservados - Projedata - Software para Gestão Integrada - 2012