Artigo > Proposta de Adoção de Boas Práticas de Gerenciamento de Projetos para o Desenvolvimento de Software

Por: Valdair Matos
Data: 21 de Junho de 2016 - 08:28:13

   Atualmente cada vez mais processos são controlados por softwares, tornando muitas empresas, ou pelos menos, grande parte de seus processos, dependente do seu bom funcionamento. Essa crescente necessidade de utilização de softwares, tem proporcionado a criação e crescimento de empresas de desenvolvimento de software. Por outro lado, as exigências das empresas clientes também vêm crescendo constantemente. Cada vez mais necessitam de software com maior qualidade, mais inovações e em menor tempo de entrega. Esse comportamento dos clientes faz as empresas de softwares buscarem aprimoramentos no seu desenvolvimento.
   Para empresas desenvolvedoras de software, trata-se de um grande desafio garantir a evolução constante de seus produtos. Após a entrega, o software continua a ser desenvolvido, através de um processo de manutenção, que segundo Sommerville(2011), pode ser para a correção de defeitos, adaptação ambiental ou adição de funcionalidade. Cada tipo de manutenção pode exigir abordagens diferentes, conforme a complexidade.
   O objetivo deste artigo é apresentar boas práticas de gerenciamento de projetos, com foco no desenvolvimento de software, levando em consideração principalmente demandas de complexidade média e alta, que precisam ser encaradas como um trabalho a parte, para posteriormente entrar no ciclo evolutivo normal do ERP.

   Este artigo levou em consideração especialmente as demandas de uma empresa de desenvolvimento, que será chamada hipoteticamente de empresa X, que tem como principal produto um software ERP (em português, sistema integrado de gestão empresarial). Trata-se de um sistema em constante evolução, que diariamente passa pelos tipos manutenção citados anteriormente.
   A gerência de projetos é também um dos requisitos para a certificação no nível G do MPS.BR, que é de interesse da empresa X. Assim, inicialmente, apresenta-se alguns dados sobre o MPS.BR, com foco no desenvolvimento de software. Seguindo com a apresentação de boas práticas de gerenciamento de projetos.
   Com base no referencial exposto, será apresentada uma proposta de boas práticas de gerenciamento de projetos, que possam auxiliar a empresa X, com as demandas de funcionalidades de maior complexidade.

 

Para ler o artigo completo, clique aqui.

  • MATRIZ

    Rua João Wessler, 474

    CEP 88.730-000 - Nossa Sra. Aparecida

    São Ludgero - SC

    contato@projedata.com.br

  • FILIAL

    UNIPARQUE - Parque Tecnológico da Unisul

    Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, 400,

    Sala 40 - Dehon - CEP 88.704-090

    Tubarão - SC

(48) 3302-1111

Todos os direitos reservados - Projedata - Software para Gestão Integrada - 2012