Artigo > Escopo - Alteração de Escopo

Por: Murilo Pacheco Hulse
Data: 06 de Maio de 2016 - 10:02:04

   Como todos sabemos, projeto é algo que está incluso nas nossas vidas, mesmo não planejando, ou criando regras para seguir, mas como comentado em outros artigos anteriores, em vários momentos criamos planos em nossas vidas, e com isso, aparecem os projetos. No primeiro momento em que decidimos construir uma casa, ou o projeto verão por exemplo (artigo publicado anteriormente), precisamos definir os objetivos e as metas alcançáveis, as quais queremos ver concluídas no final desse projeto. Essas definições são o caminho para estipularmos o Escopo do trabalho que vamos realizar. Digo "caminho" porque definir um escopo não é só dar o rumo, ou o caminho a seguir, mas descrever todas as variáveis possíveis em que o projeto poderá estar enquadrado.

  Usando o exemplo do projeto verão, temos que verificar como iremos à academia, se será de carro, bicicleta, ou a pé. Ou ainda podemos analisar alguns riscos, por exemplo: se estiver chovendo e você está indo a pé à academia, o que você fará? Deixará de ir, ou pegará um guarda-chuva e irá mesmo assim? Todos esses pontos deverão ser avaliados, pois caso qualquer um deles fuja do seu controle, implicará no resultado do seu projeto.

  Muitos podem se perguntar qual a diferença do TAP(Termo de Abertura de Projetos) para a definição de escopo, pois no TAP tem escopo. TAP é o documento de registro de abertura dos trabalhos, onde conterá os dados do escopo, e serve para registro de início dos trabalhos, como um contrato mesmo. Já o escopo é um documento para análise dos marcos que deverão ser entregues, documento que deverá ser seguido à risca.

  Bom, sendo assim, já podemos analisar que o escopo é um registro, onde teremos todas as definições do caminho a seguir e o que devemos entregar ao nosso cliente, ou a nós mesmos, dependendo do projeto. O mais importante é estar com os dados bem definidos e com todos os pontos de entregas que deveremos fazer, justamente para que possamos analisar o desempenho dos trabalhos e indicadores do projeto.

  No caso dos Projetos de Implantação da Projedata, chamamos de Escopo, os módulos do sistema que o cliente adquire para implantação em sua empresa, sendo que nem sempre são adquiridos todos os módulos. No andamento do projeto identificamos que um item do escopo previsto não será entregue devido a uma falha de comunicação ou planejamento, o que acontece então? Acabamos com o projeto? Paramos onde está e nada mais será feito? Para esses casos utilizamos o documento de alteração de escopo, onde devemos registrar toda e qualquer mudança daquilo que foi planejado no início dos trabalhos. Um exemplo nos projetos de implantação, trata-se de um atraso em algum treinamento, devido ao usuário não corresponder aquilo que imaginávamos, apresentando dificuldades. Neste caso, necessitamos registrar esse estouro de horas nesta tarefa, que poderá influenciar diretamente no final do projeto, ocasionando atraso na entrega de qualquer outro módulo ou até mesmo a falta de horas para a conclusão do projeto em questão. Outro exemplo é o cliente querer implantar um módulo que não estava previsto inicialmente em seu Banco de Horas, da mesma forma deve registrar uma alteração de escopo.

  Finalizando, podemos dizer que o escopo é um documento que todos os envolvidos no projeto deverão ter acesso, e carregá-lo para análise de qualquer mudança, a partir de qualquer interferência externa ou interna no projeto. O projeto não para, ele é maleável de acordo com as alterações que surgirão. O que precisamos estar atentos é que a cada alteração, os responsáveis do projeto precisam estar cientes e, até mesmo, assinar o documento. Tudo isso para que a comunicação do projeto funcione e todos estejam cônscios daquilo que se está trabalhando e entregando. Para atingir o sucesso no projeto, uma das principais receitas é manter o escopo bem definido e alinhado com as alterações, justamente para que todos saibamos daquilo que se está esperando dele.

  • MATRIZ

    Rua João Wessler, 474

    CEP 88.730-000 - Nossa Sra. Aparecida

    São Ludgero - SC

    contato@projedata.com.br

  • FILIAL

    UNIPARQUE - Parque Tecnológico da Unisul

    Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, 400,

    Sala 40 - Dehon - CEP 88.704-090

    Tubarão - SC

(48) 3302-1111

Todos os direitos reservados - Projedata - Software para Gestão Integrada - 2012